Categorias



Esclarecimento sobre precificação de procedimentos do Issem-Saúde

18/06/2020 - Atualizado por: Luiz - Categoria: Saúde - Tags: tabela procedimentos valores

Em atenção ao relato proferido por vereador na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Jaraguá do Sul, do dia 17 de junho de 2020, onde segundo ele, a administração municipal estaria mais uma vez penalizando o servidor público municipal, através de cobranças de coparticipação abusivas no Issem-Saúde, passamos a esclarecer.

O Issem tem passado por diversas mudanças e restruturações a partir da vigência da Lei Complementar Municipal (LCM) n.° 217/2018. Especialmente no Issem-Saúde que além das mudanças legais, tem passado por uma reestruturação completa de sua operação, que vai desde a mudança do sistema informatizado de gestão até a definição de um rol de cobertura e tabelas de preços, que passaram a ser publicadas por portarias e disponibilizadas a seus beneficiários e prestadores, oferecendo maior segurança e transparência a todos agentes deste processo.

Isto posto, cabe informar que o Issem-Saúde, já vem trabalhando nas dissonâncias de valores de sua tabela de procedimentos, materiais e medicamentos, em relação a alguns procedimentos realizados na rede particular.
Porém isso não ocorre com todos os procedimentos, o Issem-Saúde tem um rol de cobertura com aproximadamente 5.000 (cinco mil) serviços e apenas uma pequena parcela deles está desajustada.

Hoje há uma equipe montada para atuar na revisão e atualização destes valores e graças a estruturação feita anteriormente, hoje é possível comparar os valores praticados pelo Issem-Saúde com o restante do mercado e inclusive com outras operadoras.

Alguns ajustes já foram realizados, como por exemplo a nova tabela de diárias e taxas, publicada em setembro de 2019, que reduziu em 20% (vinte por cento) os valores pagos em materiais e medicamentos utilizados nos atendimentos dos beneficiários. Além de outros serviços que tiveram seus valores ajustados com a atualização do rol de cobertura publicado em novembro de 2019.

Portanto tanto o pagamento dos serviços, quanto a cobrança das coparticipações realizadas atualmente não são irregulares, pois estão em conformidade com os contratos e com a legislação vigente, todavia o processo de ajuste ainda não foi concluído, é um esforço contínuo da equipe do Issem-Saúde.

Quanto ao procedimento abordado pelo vereador, já havia um trabalho em curso quando procurou o Issem, ele foi devidamente informado em detalhes de todo o contexto, compreendeu e agradeceu pelas informações. Hoje esta negociação já está com os prestadores e será implementada muito em breve.

Atenciosamente

Diretoria
Issem







Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br