Categorias



Esclarecimentos sobre as principais dúvidas do novo plano de custeio do Issem-Saúde

01/02/2022 - Atualizado por: Comunicação - Categoria: Geral - Tags: issem-saude plano de custeio

No dia 1° de fevereiro entrou em vigor o novo plano de custeio do Issem-Saúde, com mensalidades por faixa etária, conforme Lei Complementar 278/2021.

Por essa razão, o Issem elaborou um vídeo visando dar resposta às principais dúvidas recebidas dos beneficiários do Issem-Saúde, através dos canais de comunicação do Issem, principalmente do Fale Conosco. Confira a seguir:


 
1) Do ponto de vista de alguns beneficiários, a alteração de custeio, por faixa etária, teria beneficiado quem tem uma remuneração maior e prejudicado quem tem uma remuneração menor.
É importante destacar que o formato atual, até 31/01/2022, tem a mensalidade fixada sobre a remuneração, e o mesmo não se mostrou sustentável. Isso porque a remuneração não tem relação com a utilização dos serviços de saúde, por outro lado, a idade tem. Os estudos mostram que quanto mais idade temos, mais precisamos dos serviços de saúde.
Para contextualizar melhor, vamos voltar em 2018, quando aconteceram as alterações trazidas pela Lei Complementar nº 217/2018. Na ocasião, os dependentes passaram a contribuir com 1% sobre a renda do titular. Entretanto, o plano se tornou facultativo e muitos servidores que tinham uma remuneração mais alta optaram por sair do plano, uma vez que, para estes, o valor da mensalidade ficou muito acima em comparação com os planos particulares. Por isto, a relação agora será feita com a idade, e não mais com a remuneração.
2) E quanto aos servidores com renda mais baixa, está sendo pensada alguma alternativa para atender esses servidores?
Pensando nesses servidores, o Issem solicitou ao atuário o estudo de um plano básico, com cobertura e mensalidades reduzidas. No momento, esse projeto ainda está em estudo. Além disso, precisamos aguardar um pouco para ter uma segurança financeira que permita essa possibilidade.
3) O que o Issem vai oferecer a mais para justificar o aumento?
Atualmente o Issem já oferece diferenciais, como a odontologia, desconto em folha, inclusive de itens de farmácia e a possibilidade de parcelamento da coparticipação.
Os valores da nova tabela, por idade, estão coerentes com outros planos de mercado que não oferecem os benefícios mencionados. Dessa forma, mesmo com o reajuste das mensalidades, o Issem continua apresentando um ótimo custo-benefício em relação aos planos de saúde convencionais.
4) Haverá desconto sobre o 13º salário?
Não haverá cobrança de mensalidade sobre o 13º salário e nem sobre qualquer outra verba adicional que o beneficiário possa vir a receber, tais como férias, horas extras, gratificações. Inclusive, quando ocorrer aumento salarial, a mensalidade não será impactada.
E também, diferentemente do que ocorre atualmente, não haverá cobrança adicional para os servidores que possuem mais de uma matrícula (por exemplo, servidor aposentado contratado como ACT). No caso da contribuição patronal sim, haverá cobrança sobre o décimo terceiro e outras remunerações.
5) Meu esposo/a é servidor e está como meu dependente. Ele irá pagar o valor sem redução?
Não, neste caso ele será cadastrado automaticamente como titular para obter o benefício do redutor, tendo direito a contribuição patronal e obter uma mensalidade mais baixa.
6) Além das mensalidades, haverá aumento no valor das coparticipações?
Não. Nada mudou com relação às coparticipações do rol de cobertura.
7) E quanto às restrições de cobertura, vão continuar após a alteração do custeio?
É importante dizer que as medidas restritivas foram e têm sido essenciais para garantir o cumprimento das obrigações sem incorrer em atraso no pagamento aos credenciados.
Estas medidas, no entanto, são temporárias e permanecerão vigentes somente até que se constate o reequilíbrio nas contas do Issem-Saúde. Á medida que isso for ocorrendo, iremos restabelecendo a prestação dos serviços, como já ocorreu com as terapias e também com os serviços odontológicos, que serão retomados a partir de 1º de fevereiro, inclusive, a profilaxia, porém, esta com coparticipação de 100%.
8) Como fica o atendimento para os casos suspeitos de Covid-19?
A consulta inicial poderá ser realizada nos hospitais credenciados pelo Issem-Saúde, contudo, se o médico identificar suspeita de Covid-19 e o beneficiário necessitar de internação, outro tipo de tratamento ou exames, o atendimento pelo Issem será encerrado e o beneficiário será direcionado ao Hospital São José (caso se trate de um adulto) ou para o Hospital Jaraguá (para atendimento infantil), pois estes hospitais são a referência no atendimento SUS de Covid-19 no município. Dessa forma, seria interessante o beneficiário já procurar estes locais em caso de sintomas característicos de Covid-19, pois necessitando dos atendimentos mencionados acima, não terá o transtorno de deslocamento até outro estabelecimento.
Lembrando que para os servidores municipais, a Prefeitura está disponibilizando a testagem, em caso de sintomas, mediante agendamento prévio.







Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br