Categorias



Inscrições Abertas: 2ª edição do curso online de Orientação para a Aposentadoria

22/09/2020 - Atualizado por: Andressa - Categoria: Previdência - Tags: POA educação previdenciária pré-aposentadoria

O Issem-Previdência informa que estão abertas as inscrições para a 2ª Edição do Curso Online de Orientação Para Aposentadoria, que tem como público-alvo os servidores para os quais faltam até 5 anos para a aposentadoria.

No intuito de darmos continuidade ao Programa de Orientação para a Aposentadoria, tão importante na tomada de decisão sobre aposentar-se ou não e na adaptação a um novo momento de vida que é a condição de aposentado, esta ação, que até então era realizada de forma presencial, está sendo substituída temporariamente por uma plataforma online de ensino à distância.

Para inscrever-se no curso basta enviar um e-mail para inscricao@issem.com.br, informando o nome completo, e-mail e telefone em que prefere ser contatado. O período de inscrição se encerra no dia 04 de outubro e as vagas são limitadas. Então garanta já sua inscrição!

Para mais informações, entre em contato com o Issem através do telefone 3270-3921 ou pelo whatsapp (47) 9 9109-9071.

Confira abaixo a programação do curso:

 










 
PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PARA A APOSENTADORIA
Do Presencial ao Online
 
A suspensão temporária dos eventos presenciais em razão da pandemia do novo coronavírus é uma das estratégias adotadas pelo Issem na tentativa de evitar o risco de contágio e disseminação do coronavírus entre os servidores do Município.
 
No intuito de dar continuidade a ações tão importantes como as de orientação para a aposentadoria, estes eventos estão sendo substituídos pela abordagem online de ensino à distância.

Isso é algo novo também para nós e representa um desafio para o Instituto. No entanto, é a forma que encontramos para manter nosso compromisso com a educação previdenciária dos servidores.
 
"Podemos errar, podemos acertar, mas de braços cruzados não vamos ficar".
 

APRESENTAÇÃO

O Programa de Orientação para Aposentadoria – POA, do Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais – Issem, tem como diretriz oportunizar aos servidores públicos do Município de Jaraguá do Sul uma transição tranquila e bem planejada para a aposentadoria, desenvolvendo ações de orientação que darão condições de enfrentamento e adaptação a um novo momento de vida.
 
O POA é um projeto educativo e contínuo, relacionado a um planejamento de vida. Nas ações de orientação para aposentadoria são abordados diversos fatores psicológicos, familiares, culturais e sociais envolvidos neste processo, visando o desenvolvimento de projetos de vida para a aposentadoria.
 
É destinado àqueles servidores em fase de pré-aposentadoria, ou seja, para os quais faltam até 5 (cinco) anos para data de aposentadoria. No entanto, servidores já aposentados há até 1 (um) ano, que não tiveram a oportunidade de participar desta ação anteriormente, podem também participar do programa.
 
Sabemos que grande parte da adaptação à aposentadoria depende do envolvimento de cada indivíduo com o trabalho, da sua história de vida, e de como ele deseja viver seus próximos anos, suas expectativas e suas limitações. E apesar da preparação para a aposentadoria precisar ser assumida como responsabilidade individual, o Issem, compreendendo as expectativas e ansiedades pelas quais passa o servidor na fase de sua pré-aposentadoria, busca atuar como “agente facilitador”, fornecendo estímulo e apoio ao servidor em função da necessidade de planejamento do seu futuro.
 
Tais ações transcrevem na prática a importância e o respeito do Issem para com esse importante acontecimento na vida dos seus segurados. Acreditamos que a valorização dos servidores no momento de sua aposentadoria é um merecido reconhecimento por todos os anos de dedicação ao Município.
 
Portanto, aproveite esta oportunidade para compreender melhor todos os desafios e mudanças que se apresentam nesta nova fase vida e participe desta nova edição do Programa de Orientação para a Aposentadoria.
 
 
METODOLOGIA

Não é novidade para ninguém que a democratização do acesso a Internet criou oportunidades até então inimagináveis. Um dos setores que mais sentiu esse impacto foi o da educação à distância. Esse tipo de curso existe há muito tempo, desde 1728, quando o professor estadunidense Caleb Phillips, baseado em Boston, no Estados Unidos, passou a oferecer aulas de Taquigrafia para alunos de todo o país através de materiais enviados todas as semana pelo correio.
 
Sendo assim, levando em conta o momento atual vivido por todos, o Programa de Orientação para Aposentadoria passará a ser realizado no formato de curso online com tutoria. Todo o conteúdo será disponibilizado em arquivos PDF dentro de um ambiente virtual, onde é preciso cadastrar-se para ter acesso. É possível consultar o material de estudo a qualquer momento durante todo o período do curso.
 
O curso é composto por 6 (seis) módulos, cada um com o prazo de uma semana para ser concluído, e os participantes poderão escolher o melhor horário de estudo, sendo esse um diferencial atrativo dos cursos à distância.
 
Cada módulo dispõe de um conteúdo para leitura reflexiva, seguida de atividades práticas. Tanto as percepções individuais quanto os resultados das atividades poderão ser compartilhados e discutidos com os demais participantes do programa através de um Fórum de Discussões.
 
No intuito de propiciar aos participantes, tanto obter e processar informações úteis, quanto ter experiências compartilhadas, os grupos serão formados por 10 (dez) a 15 (quinze) participantes e novos membros não entrarão no decorrer do curso (grupos fechados). Isto favorece as trocas emocionais e uma maior coesão grupal.
 
O grupo terá um foco de trabalho para cada encontro, relativo a temas já definidos, os quais se tonarão objeto de reflexão e de discussão no grupo.
O tutor do curso terá contato direto com os participantes, irá ouvi-los, orientá-los, interagir no fórum de discussões, e esclarecer possíveis dúvidas, em horários flexíveis e meios diversos.
 
Veja a seguir a programação completa do curso.
  
 
PROGRAMAÇÃO
 
De 05/10 a 11/10:
Módulo 01 - "Aposentadoria: Crise ou Liberdade?"
- Atividade 1: Exercício de Revisão de Conceitos
- Atividade 2: Exercício de Identificação de Perdas e Ganhos
 
De 12/10 a 18/10:
Módulo 02 - Relacionamento Familiar e Conjugal na Aposentadoria
- Atividade 1: Exercício de Reconhecendo das Relações Significativas
- Atividade 2: Exercício de Avaliação da Qualidade das Relações
 
De 19/10 a 25/10:
Módulo 03 - Saúde e Qualidade de Vida
- Atividade Reflexiva: Mandala da Roda da Vida
 
De 26/10 a 01/11:
Módulo 04 - O Tempo Livre na Aposentadoria
- Atividade 1: Diário de Atividades Valorizadas
- Atividade 2: Técnica da Agenda Colorida
 
De 02/11 a 08/11:
Módulo 05 - Finanças Pessoais
- Atividade: Testando seus Conhecimentos sobre Planejamento Financeiro
Material Disponibilizado: Planilha para Controle do Orçamento Familiar
 
De 09/11 a 15/11:
Módulo 06 - Projetos de Vida para a Aposentadoria
- Atividade 1: Diagrama de Recursos
- Atividade 2: Exercício de Construção de Planos de Ação







Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br