Categorias



Dia Mundial do Coração o que fazer quando alguém apresenta sinais de infarto

12/09/2016 - Atualizado por: Wolnei - Categoria: Saúde - Tags: dicas saude

Em 29 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Coração. Por isso, o período é apropriado para abordarmos as doenças cardiovasculares, principais causas de morte da população adulta no país. As mais frequentes são angina (dor no peito provocada pelo enfraquecimento dos músculos do coração), infarto do miocárdio e AVC (derrame).

De acordo com Dr. Humberto Rigon, Diretor da Clínica Médica do A.C.Camargo Cancer Center, é importante estar sempre atento aos sinais característicos de obstrução do fluxo sanguíneo (insuficiência coronariana) e infarto, para poder rapidamente socorrer o paciente.

“Falta de ar durante ou após esforço físico, queimação no tórax e dores irradiantes nos braços, na mandíbula, nos ombros e no pescoço são os principais sintomas, embora também possam ser indicativos de outras doenças”, cita Dr. Rigon. “Já dores de cabeça e alterações visuais podem estar relacionadas com a pressão alta ou derrame cerebral”.

Direto para o pronto socorro

O médico acrescenta que o infarto pode aparecer sem causar dores em diabéticos e em pessoas que tomam medicamentos à base de corticoides ou morfina. “Nesses casos, o paciente pode apresentar suor frio, falta de ar ou desmaio”.

Diante de qualquer um desses sinais, deve-se procurar imediatamente um pronto socorro, pois, em alguns casos, os procedimentos devem ser feitos em no máximo duas horas – e com aparelhos adequados.

Fatores de risco e prevenção

As doenças cardiovasculares estão relacionadas a determinados fatores. Alguns podem ser controlados, como hipertensão arterial, diabetes, aumento do colesterol, tabagismo, obesidade e sedentarismo. Outros fatores são inevitáveis, como a idade (acima de 40 anos), o sexo (predominantemente o masculino) e a herança genética.

Quem tem mais de 40 anos de idade deve visitar o médico regularmente. Porém, as pessoas com casos de doenças cardíacas entre parentes próximos devem iniciar o acompanhamento aos 35 anos. Adotar um estilo de vida saudável também é fundamental, com uma alimentação balanceada, evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, além de praticar atividades físicas regularmente.

 

Fonte: Dr. Humberto Rigon, Diretor da Clínica Médica do A.C.CamargoCancer Center – CRM 33925

 

Dra. Raquel M. Bussolotti - Responsável Técnica - CRM SP 77005

 

Para mais informações, acesse o site

www.accamargo.org.br








Issem - Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais | CNPJ: 00.091.238.0001-70
Rua Max Wilhelm, 255 - Vila Baependi - 89256-000 - Jaraguá do Sul - SC | Fone: (47) 3270-3900
E-mail: issem@issem.com.br